Porque os cartuchos de tinta são tão caros?


Página 1 de 2    1  2 
21-10-2002 por Geraldomanaus
Porque os cartuchos de tinta são tão caros?
Ola amigos,

Atualmente, possuo uma Impressora HP 840C que custou R$ 400,00 na época. O que até hoje eu ainda não entendi é por que um cartucho de tinta custa uns R$ 100,00? Se eu comprar 3 (três) cartuchos estarei gastando o mesmo valor de uma impressora nova.
21-10-2002 por blasto
Também sofro com este problema com os cartuchos da série 800, possuo uma HP 820 e é uma facada, eles são muito caros por serem importados e como os demais cartuchos de impressora HP, a cabeça de impressão fica no cartucho e ele é grande com uma capacidade de tinta maior do que os cartuchos da série 600, ficando bem caro... :evil:

O negócio é partir pra cartuchos retintados ou remanufaturados pois não há bolso que sustente a compra de novos...
21-10-2002 por Cooltrane
Os cartuchos de tinta são tão caros porque...
... as empresas querem!

Sim, é isso mesmo!
Na minha modesta opinião o negócio de venda de tintas para impressoras deve ser forte candidato a melhor negócio do mundo, uma vez que já li uma extensa matéria sobre o assunto, inclusive com entrevista com um engenheiro químico israelense que trabalha para uma empresa dessas (HP, Epson, etc). O cara não se identificou por motivos óbvios e o mais impressionante foi o relato dele de que:

O custo de fabricação de um litro de tinta é de US$ 3,00! Isso mesmo!

Não sei a opinião de vocês, mas que negócio é melhor que esse? A justificativa que eles poderiam dar de que ainda tem o custo do cartucho não cola! O lucro é brutal! Acho que nem Vasco da Gama quando trouxe as especiarias das Índias obteve tanto lucro assim!

Abraços indignados!

Cooltrane
21-10-2002 por Wormer
Nem fale... aqui tem um plotter HP 450C. São 4 cartuchos (preto, vermelho, amarelo e ciano), e cada um custa mais de 100 reais! E o pior é que os recondicionados não têm nem a metade da qualidade de um original... é uma máfia isso...
21-10-2002 por MadMax
Estratégia de marketing. Só pode ser isso.
As impressoras atualmente estão custando muito barato. Os caras tem que recuperar o dinheiro com a venda dos cartuchos.
O conselho é simples: Comprem genéricos e sejam felizes.
Eu uso Helios Carbex na minha Epson e beleza. 17 reais o preto e 22 o colorido. F%@#$% os originais da Epson.

É o mesmo esquema dos celulares pré-pago. O celular sai baratinho, mas você paga 1 real o minuto. Um roubo
21-10-2002 por Cooltrane
Não se ganha dinheiro com impressora, acho que eles devem trabalhar no limiar do prejuízo com a venda das impressoras em si. O lucro do negócio de impressoras é mesmo a venda dos cartuchos, isso é claro. Os caras têm a manha de explorar.. no comments

Atenciosamente,
Cooltrane
21-10-2002 por Edney
Ei, isso tbém não seria porque não existe concorrência na fabricação dos cartuchos?

Que eu saiba, a HP e outros fabricantes não liberaram a tecnologia de fabricação. Então, não existe outras empresas que pudessem competir na fabricação fazendo o preço cair. Assim, HP, Epson pode colocar o preço que eles acharem conveniênte p/ eles.

Seria isso?
21-10-2002 por marco fusta
Só uso cartuchos remanufaturados...... 8) ...coitada da minha HP, e feliz do meu bolso..... :twisted:
21-10-2002 por Geraldomanaus
Citação:
Postado Originalmente por marco fusta
Só uso cartuchos remanufaturados...... 8) ...coitada da minha HP, e feliz do meu bolso..... :twisted:
Já que os cartuchos "originais" são tão caros, existe alguma empresa que remanufature com qualidade os cartuchos de tinta?
Sei que cartucho de tinta remanufaturado é arriscado pois, caso o cartucho vaze a impressora vai para o "beleleo", mas existe algum "remanufaturador" de cartuchos que dê garantia e tudo o mais para sermos felize$$$?
Na opinião de vocês, é melhor confiar somente nos originais (custo altíssimo) ou o ideal é correr o risco com cartuchos remanufaturados?
Com o objetivo de esclarecer de vez a minha dúvida: quais os riscos existentes e possíveis danos a uma impressora quando utilizamos cartuchos "não originais" (recarregados)?
21-10-2002 por Geraldomanaus
Citação:
Postado Originalmente por Cooltrane
Os cartuchos de tinta são tão caros porque...
... as empresas querem!

Sim, é isso mesmo!
Na minha modesta opiniã...
A indignação é geral e total. Já ouvi falar em kits para que o próprio usuário remanufature seus cartuchos. Será que valeria a pena?
Mais uma dúvida: por que os cartuchos vem com seu próprio cabeçote? No trabalho, nós adquirimos uma HP200C que utiliza 4 cartuchos e 4 cabeçotes, separadamente. Na minha humilde opinião talvez esta seria uma forma de baratear os custos, pois o cartucho possue "somente" a tinta e se houve algum problema com os cabeçotes trocaríamos apenas o cabeçote defeituoso. O que acham?
Desculpem-me por perguntar demais é que meu bolso já está chorando, pois recentemente os cartuchos da minha HP 840C acabaram.
21-10-2002 por skankster
O Cooltrane está certo.. eles trabalham quase a preço de custo nos equipamentos, e ganham mesmo nos cartuchos... por isso eles brigam tanto contra os cartuchos remanufaturados ou alternativos.

Quem trabalha com elevadores há de confirmar o que eu vou dizer agora: Sabiam que, por exemplo, as empresas de elevadores quase não ganham nada com a venda do equipamento em si? O que eles ganham mesmo é com manutenção. Todo elevador, por melhor que seja, necessita de manutenção e reparos freqüentemente... e é aí que eles lucram.

As fabricantes de impressora seguem o mesmo raciocínio...
21-10-2002 por Wormer
Citação:
Postado Originalmente por skankster
O Cooltrane está certo.. eles trabalham quase a preço de custo nos equipamentos, e ganham mesmo nos cartuchos... por ...
As empresas de videogame também. Certa vez a Sega declarou que perdia US$ 200 para cada Dreamcast que vendia, isso que a levou para o fundo do poço.

Por exemplo, vc acha que seria possível fazer um hardware como o do Gamecube por apenas 149 doletas? Acho meio difícil...


Mas ainda assim é um preço abusivo.


E o Geraldo disse que remanufaturado dá problema, mas por acaso nunca viu um original com pau? Eu já vi vários... Inclusive vazando tinta. Não existe esse negócio de garantia de funcionamento do original...
21-10-2002 por Thibrun
Eu tenho duas impressoras. Uma EPSON Sylus Color 500 no trabalho e uma HP 840C em casa. Na EPSON só uso cartuchos da EXTRALIFE. Custam quase um terço do original da EPSON e com mais de 5 anos de uso intensivo, ainda não tive nenhum problema.
Já com a HP, como não existe fabricante alternativo, sou obrigado a recarregar os cartuchos. Levo o meu cartucho e mando dar carga. Cada cartucho original aguenta, em média, 3 cargas. Depois tenho que ir para a aquisição de um original.
Se alguém souber de um fabricante de cartuchos alternativo para HP 840. avise PELOAMORDEDEUS :lol: :lol: :lol: :lol:
É isso aí
Thibrun
21-10-2002 por Van Halen
O pessoal já falou tudo. As impressoras jato de tinta hoje são vendidas a preço de custo e o lucro vem com a venda de cartuchos. Há hoje no mercado dois tipos de cartuchos: os reciclados e os compatíveis. Os primeiros aproveitam o velho cartucho e simplesmente enchem com tinta. O segundo foram desenvolvidos por empresas independentes que fabricam os seus próprios cartuchos. No caso das HPs o uso de reciclados não é bom, pois a cabeça de impressão fica no próprio. Com o uso ocorre um desgaste natural e comprando um desses vc leva junto uma cabeça usada e desgastada e tem como consequência a baixa qualidade de impressão. Nas Epson esses alternativos entopem as cabeças de impressão inutilizando-as (dado a qualidade das tintas utilizadas). O melhor é comprar os compatíveis de empresas como a Extralife e Maxprint. Esses tem qualidade e garantia. Não são tão baratos como os remanufaturados, mas é bem mais em conta que os originais.
21-10-2002 por Ryg2
Pior que até as concorrentes da HP tao com cartuchos muito caros... fica os recondicionados entao....
21-10-2002 por Wormer
Citação:
Postado Originalmente por Van Halen
O pessoal já falou tudo. As impressoras jato de tinta hoje são vendidas a preço de custo e o lucro vem com a venda de...
Assim como o Thibrun, eu uso recondicionados na 840C e a qualidade é ótima, mesmo pra fotos. Agora certas impressoras, como por exemplo o plotter 450C, que já falei, não ficam legais com recondicionados...
21-10-2002 por fcm
Para quem tem Epson, pode comprar os Helios tranquilo, pois ela que fabrica os da própria Epson.
21-10-2002 por Tung
Não seria interessante comprar uma impressora a laser para alguem q so imprime preto e branco ? ( So impreme preto neh, o branco naum precisa )

Alguem saberia me informar ?
22-10-2002 por MadMax
Citação:
Postado Originalmente por fcm
Para quem tem Epson, pode comprar os Helios tranquilo, pois ela que fabrica os da própria Epson.
É esse mesmo que eu compro pra minha Epson 600. Muito barato e bom mesmo. Só não sabia que a Helios produzia o original da Epson também. Onde você viu isso?
22-10-2002 por martimt
Segundo o que eu li em uma reportagem sobre o preços dos cartuchos, era que só uma companhia fornecia a tinta para a epson e a hp e outras marcas, monopolizando o mercado. Ainda segundo esta reportagem, uma firma de SP importou cartuchos da epson e os revendia a preços inferiores da própria epson no Brasil e esta entrou na justiça contra esta firma alegando que estes cartuchos eram contrabandeados, na época parece que os cartuchos desta firma haviam sido apreendidos para exame técnico, mas não fiquei sabendo, até o presente momento se havia saido algum resultado. De qualquer forma os preços destes cartuchos estão fora da realidade.
 
Guia do Hardware Melhores Tópicos