|
![]() |
||
Como ressoldar a placa RGB (monitor)?
|
||
. Nós temos 701.045 usuários, convidamos você fazer parte de nossa comunidade também! Se ainda não encontrou o que procura use nossa pesquisa. Esperamos que aprecie nosso trabalho.
![]() |
|
|
Opções do Tópico |
|
|
#1 (permalink) |
|
Newbie
Reputação: 0
![]() |
Preciso ressoldar a placa RGB do meu monitor (CRT, Samsung, com 4a. de uso)
Quais cuidados devo seguir ?? Como faço para evitar levar choques (que partes ñ devo tocar)? Como identifico as soldas "ruins" da placa? (sei apenas que preciso retirar a solda da tampinha ![]() Vejam as fotos que tirei: ![]() ![]() Devo retirar os conectores da tampinha (p/ evitar choq, por ex)???? Agradeço a todos (sou novato por aqui, esta é minha 1ª postagem) Nota: os cabos estão OK. Sintomas do problema e por que pretendo consertar: 1) Desde 2006 (sic), a tela ficava variando as cores, de modo sutil, sendo resolvido após umas "pancadinhas". Passados dois anos, a tela fica totalmente vermelha, verde, azul ou qlq outra cor. O único agravante é que a cor é "sólida", dificultando a visualização do desktop ("área de trabalho"). E as "pancadas" não surtem o mesmo efeito. (Já li relatos de pessoas que dizem que suas telas ficam "de banda" em função de problemas na placa RGB). 2) Estou sei $$$ para mandar consertar (sem citar que é uma despesa com monitor CRT quando a coqueluche atual são os LCD : ) ) 3) Problemas com solda solta/trincada nas placas RGB são bastante comuns, ainda mais em países quentes como o Brasil. Última edição por linus_pauling : 08-11-2008 às 18:11. |
|
|
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Super Participante
|
Não entendo muito de microsoldas, mas para não levar choque use uma luva...
ou se não vá testando de um por um ^^
|
|
|
|
#3 (permalink) |
|
Newbie
![]() |
|
|
|
|
|
|
#4 (permalink) |
|
Veterano
Reputação: 29
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
na placa rgb não tem micro soldas e sim solda comum, para sua segurança total você teria que descarregar o capacitor de filtro da fonte e também o tubo de imagem, mais como você não conhece muito de eletrõnica ficaria difícil esses passos. Você não deve colocar a mão na chupeta do tubo de imagem, no dissipador do transistor de saída horizontal. Se possível faça esses reparos estando calçado ( segurança nunca é demais ) Mais mesmo sem isso dá para você ressoldar essa placa sem muitos problemas ( parece uma dica tola mais mesmo assim vou falar : Nunca mexa com o cabo de força ligado na tomada de energia , sempre desligue a tomada antes de abrir o monitor, se você não fizer isso corre grande risco de vida, fica aí o alerta ). Primeiro retire a placa do pescoço do tubo de imagem, dessolde a carcaça metálica que envolve a placa rgb, depois com o uso de um ferro de solda de ponta fina ressolde todas as soldas, pode ser essas solda best mesmo. Dê atenção as soldas dos transistores de saídas de vídeo e os resistores maiores ( são eles que esquentam mais, e com o tempo a solda fica fria, que deve ser o seu problema ) Já tive problemas parecidos em alguns monitores e quase sempre são solda fria. Espero ter ajudado
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Moderador
Reputação: 53
Movido de "Hardware Geral" ...
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Newbie
![]() |
Pessoal, preciso retirar os conectores (que aparecem nas ftos)???
Sei que é alta tensão e tenho medo de levar choque ![]() Favor, ñ digam para eu "desligar da tomada"; sei disso... ![]() Última edição por linus_pauling : 09-11-2008 às 5:36. |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Veterano
Reputação: 29
Você pode retirar os conectores da placa para facilitar o seu trabalho ( mais tenha o cuidado de anotar aa cores as posições que eles ocupavam na placa, para que não possa haver erro quando recolocar esses fios ) Valeu
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Newbie
![]() |
Ressoldei apenas os pontos onde havia solda deformada e nos quais os pinos estavam praticamente "soltos" (veja os círculos amarelos da foto).
![]() A caixa metálica está meio "fora do lugar", acho que devido aos tapas e às pressões do fundo do monitor contra a parede. ![]() A imagem atual está avermelhada e, ao esquentar, ganha um tom esverdeado ou azulado. Mas, ao contrário de antes, não mais fica sofrendo alterações durante o uso. ![]() Com base na foto abaixo, preciso saber quais pontos ressoldar e se devo retirar a solda antiga? Ou basta "requentar"? ![]() Devo endireitar a posição da placa?? (neste caso, as "terminações" do tubo de imagem são soldadas na placa ou apenas encaixadas em um soquete?) P.S.: Após novembro de 2008 não dei prosseguimento ao tópico em razão de que adquiri um Proview, 17", em 12 prestações de 16,90, em um hipermercado. P.S.(2):Agradeço ao US700, que desanuviou a questão relacionada aos choques). |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
General de Pijama
Reputação: 46
Vamos lá.
Não precisa ter medo de mexer ali atras não, o monitor estando desligado naquela área não tem problema mexer. Não precisa também retirar os conectores não. Como já disseram, com o monitor desligado o risco de choque é na chupeta e na saída do Flyback (de onde vem o cabo da chupeta) pois ali fica energia remanescente. Mas quando fiz essa pergunta a um técnico amigo meu, dá choque mas não mata não . Noutros lugares dificilmente irá levar um choque.Já com o monitor ligado, ai sim, é extremamente perigoso, na chupeta tem tensão na ordem de 15 KV (mesma tensão da rede de alta tensão dos postes que costuma ser 14,7 KV) e com o agravante de ser Corrente Contínua. A placa em determinados pontos tem de 80 a 350 V. Então, nada de tentar mexer com ele ligado. Você tem que pressionar essa placa contra o tubo um pouquinho pois ele encaixa no tubo por pinos, exatamente nesse lugar onde você re-soldou (pinos em circulo) é apenas o conector com o tubo. Só não force muito, de leve. A causa do problema não deve ser aí. Tem que procurar os pré-amplificadores e aplificadores de RGB. Normalmente é um CI. Pode ser esse CI grandão a esquerda com as pernas bem proximas (chato de resoldar) ou algo ali na coluna G da sua marcação pouco acima dos conectores que você re-soldou. Para ter certeza só olhando o circuito ou o esquema. Normalmente são componentes desse tipo: http://www.burgoseletronica.net/pagi...lacadotubo.htm Procure por áreas onde o verde da placa está mais escuro ou meio amarronzado, áreas assim indicam que os componentes ali esquentam mais, logo as soldas tendem a estar ruins por ali. Procure resoldar onde a solda parece estar baixa, rente a placa, se não tiver abraçando bem o pino resolde. Cuidado nas áreas próximas para não fechar curto nos pinos ou trilhas, e evite esquentar demais um mesmo local com o ferro quente demais pois poderá lascar a trilha da placa. Se é samsung, ao desligar o cabo RGB da placa de vídeo do PC deve aparecer aquela telinha colorida dizendo verificar ligação certo. Quando a tela ficar verde, experimenta tirar o cabo, se essa telinha aparecer com as cores normais não será problema nessa placa traseira do tubo não. Ai poderá ser até o cabo com problema.
Vai comprar HD? Confira dicas e compare os modelos Guia de Compra de HD´sAtlhon XP 1800+ @1590 Mhz numa A7N266-E 2 x 256 MiB DDR 266 e WD 80 GB [7200 RPM / 8 MiB Buffer] Vendo Athlon XP 2400+, mande MP. |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Newbie
![]() |
Agradeço a todos que responderam.
Mas, quanto mais ajuda, melhor! Preciso saber quais os pontos mais críticos para ressoldagem (verifique minha última postagem). Grato a todos. Ass. Linus_pauling |
|
|
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Super Participante
Reputação: 15
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
uma pequena dica ao amigo:
para não levar choques, aterre o anodo do tubo de imagem para descarregá-lo. se não souber como fazer isto ou até mesmo não souber identificar o anodo, recomendo deixar o monitor desligado por algumas horas até que sua carga se esvaneceie.* * - sei que muitos tubos de imagem se descarregam em segundos, mas o seguro morreu de velho. ainda mais para quem possui algum problema cardíaco, por menor que seja ou mesmo desconheça. |
|
|
|
|
|
#12 (permalink) |
|
General de Pijama
Qual o modelo dele? Eu olho no esquema o número da peça que é o amplificador e te falo, ai você resolda os pinos.
Por acaso é o 753V? Eu tenho um desse aqui
Vai comprar HD? Confira dicas e compare os modelos Guia de Compra de HD´sAtlhon XP 1800+ @1590 Mhz numa A7N266-E 2 x 256 MiB DDR 266 e WD 80 GB [7200 RPM / 8 MiB Buffer] Vendo Athlon XP 2400+, mande MP. |
|
|
|
|
|
#13 (permalink) |
|
Membro Senior
Reputação: 8
![]() ![]() ![]() |
é muito facil,na placa da foto, veja onde a solta está solta dos terminais, a olho nu mesmo, é facil de ver, se tiver solda sem chumbo use ela é melhor e resiste mais a temperatura alta, vai com calma fazendo tudo com bastante atenção vai ficar muito bom, depois vai poder falar para os amigos que já está arruamndo monitor
![]() |
|
|
|
|
|
#14 (permalink) |
|
Zumbi
Reputação: 95
Primeiro encaixe direito a placa do cinescópio, ela deve estar alinhada corretamente.
Segundamente, veja se o problema não está no cabo do monitor. Veja se as opçoes do menu aparecem com as cores corretas. Se aparecerem, o problema é cabo de sinal com defeito, é só comprar outro e trocar (leve o cabo a loja, para comprar outro iguaal, aí é só desplugar o velho e plugar o novo). |
|
|
|
|
|
#15 (permalink) |
|
Newbie
![]() |
Olá pessoal,
Excelente discussao, que está caindo como uma luva em meu problema, muito semelhante, num Samsung 753DXF, que está com perda do sinal do verde. Cabo ok, estava com uma solda fria que tapa nao resolvia. Abri, ressoldei alguns pontos que identifiquei como ciurcuito do verde e pareceu ficar bom, funcionando por 2 dias. Fechei de novo e agora o problema voltou, mas diferente. Monitor frio = sem verde. Com uns 10 mins de aquecimento, o verde volta e fica. Se falha, um tapa, às vezes, resolve. Mas em geral volta mesmo sozinho e nao dá mais problema, mesmo ao desligar e religar via Power Options (desliga em 5 mins), o que antes era meio problematico. Logo devo reabri-lo e posso mandar fotos se quiserem. Minhas duvidas, além das muitas que esta discussão já resolveu: - Pelo que aconteceu, de melhorar mas ainda apresentar solda fria às vezes, entendo que é certeza que o problema está em ALGUM dos pontos que ressoldei, correto? - Ressoldei sem tirar a placa do CRT. Se for para remover a placa do pescoço do tubo CRT, há uma abraçadeira, que desarma via abrir uma lingueta, a qual suponho que prende a placa de curcuito a ele; está certo isso? Se fosse remover a placa do pescoço eu abriria esta abraçadeira e simplesmente puxaria a placa para trás? É assim? Nao sei ao certo como tirar a placa do soquete... Ao começar a fazer como acima, uma "luva" de borracha começou a se desfazer, ressecada pela idade, entao parei ali e fechei a abraçadeira, com medo de perder soquete, isolamento, etc. Abraços e desde já, obrigado |
|
|
|
|
|
#16 (permalink) |
|
General de Pijama
Não precisa de tirar ela fora não, pode soldar no lugar mesmo. Pode ser que esse CI amplificador esteja com problemas e aquecendo muito ai a solda da problema dinovo.
Eu arrumei um, não lembro se foi esse modelo mesmo ou um LG e ele fez a mesma coisa, depois de alguma semanas voltava o problema. Pode tentar colocar um dissipadorzinho miudinho desses de transistor nele (se couber, não sei como ele está no circuito) pode ser que pare de dar problema. Ou talvez usar algum tipo de solda que tenha ponto de fusão mais alto (mais quente) não sei direito como que compra isso a especificação, mas uma que vai resistir a uma temperatura mais alta.
|
|
|
|
|
#17 (permalink) |
|
Newbie
![]() |
Valeu bmr*!
Deixo passar o carnaval e vou reabrir. Vamos ver o que consigo. E aliás, possivelmente usarei por mais dias, para esperar acontecer de novo, se for o caso então.( s CAF |
|
|
|
|
|
#18 (permalink) |
|
Newbie
![]() |
Olá novamente.
Já reabri o monitor, pois a frequencia do defeito está bem aumentada e nem sempre o contato volta depois de quente... (sinal que a distancia da solda fria deve estar aumentando). Peço ajuda de novo. Estou com o esquematico em maos e tentarei localizar pontos criticos na linha do sinal G(REEN), para ressoldar. Se eu puder remover a placa do pescoço, acho que ficará bem mais facil e menos perigoso para a ressolda. Então segue a foto do pescoço, onde destaco a abraçadeira e o pedaço da luva de borracha que se dezfez quando tentei puxar a placa (com caixa metalica e tudo) para cima. Peço portanto também ajuda no seguinte: - é isto mesmo que devo fazer? soltar a abraçadeira e puxar a placa (caixa metalica) para cima até sair em minha mão? - se estragar a luva de borracha é facil improvisar uma outra (com uma tira de camera de pneu, por ex) ou estou lascado?? - na desconexao e reconexao desta placa há locais de choque a temer? (fora deixar tudo desligado e a chupeta, claro...) especialmente: posso desconectar e depois reconectar os fios que vem do fly-back sem maior preopcupação? Obrigado e bom carnaval! (:)s CAF http://www.guiadohardware.net/comuni...d=123515376 3 Última edição por caffonso : 20-02-2009 às 16:18. |
|
|
|
|
|
#19 (permalink) |
|
General de Pijama
Eu nunca tirei a placa RGB desse modelo não, um que eu cheguei a tirar não tinha nenhuma presilha não.
Ta parecendo que basta tirar a presilha mesmo. Quanto a choque não precisa preocupar, só não mexer la na chupeta. Só não sei que facilidade você está achando em tirar ela, eu coloco um pano mais grosso sobre a mesa, deito o monitor com o tudo pra baixo e faço o que precisar...
|
|
|
|
|
#20 (permalink) |
|
Newbie
![]() |
Foi isso que fiz aqui. Está 'emborcado' sobre uma toalha, com o pescoço para cima....
Vai anexo uma figura do manual de serviço dele. A presilha e a luva de borracha seriam aquelas indicadas? E o conoector estaria integrado à placa, lá onde indico também? Suponho que se for assim, substituir a luva por uma tira de borracha nao seria problema né? Já removeu esta luva de borracha de algum pescoço? (:)s CAF |
|
|
|
![]() |
| Opções do Tópico | |
|
|