Gravando sons em stream usando o Audacity

Por:
Gravando sons em stream usando o Audacity

Um dos grandes dilemas de vários usuários é gravar o que sai da sua caixa de som, independente do que for. Desde rádios online, jogos e aplicações em Flash, e outros streams que parecem ser impossíveis de se salvar. Por curiosidade, para trabalhos ou reaproveitamentos, salvar o som que sai do PC sempre é útil, então, decidi publicar esta dica para compartilhar aos “Linuxers” 🙂

Novamente vasculhando pelo Fórum UbuntuPT, achei um texto interessante, do usuário “Curioso”, que publicou, com base no trabalho de Leo Germani, algo que procurava há anos para os meus favoritos de utilidade.

Para gravar esses sons, usaremos o velho e conhecido Audacity. Para distribuições baseadas no Debian, instale com um:

# apt-get install audacity

A seguir abra-o pelo Menu K > Multimídia > Audacity, ou pelo comando audacity. Antes, vamos verificar algumas configurações; entre elas uma que irá evitar a microfonia.

Vá em Editar > Preferências, e escolha a aba dispositivos. Desmarque as opções “Gravar e reproduzir faixas simultaneamente” e “Reprodução múltipla via software”. Clique em OK

13

Na tela principal, você verá uma caixa de seleção, logo abaixo do botão de gravação. Inicialmente, ela marca a opção “Mic”:

14

Clique nela, e altere a opção para PhoneOut.

1516

Pronto, agora seu Audacity vai gravar tudo que sai na sua caixa de som ;-). Para isso, basta apertar o botão vermelho, o Rec, que a gravação começará. Para pausar ou parar, pressione Pause e Stop, respectivamente.

Depois que tudo acabar, basta exportar como MP3. Vá até Arquivo > Exportar como MP3, selecionar o nome do arquivo e pronto. Também há a opção de de salvar em WAV, OGG Vorbis e como projeto do Audacity, para edição posterior. Lembrando que, para salvar em qualquer formato, são necessários codecs apropriados. No caso do MP3, o pacote lame deve estar instalado. Caso o programa peça para você localizar o liblame.so, procure em /usr/lib, e aponte para qualquer arquivo que começe com o nome liblame.

17

Agora sim, você pode jogar pra qualquer canto seu stream salvo. Não se esqueça de ajustar os volumes, e cuidado com os direitos autorais ;-).

Há alguns casos que o Audacity, na abertura, dá o seguinte erro:

12

No Gnome, basta ir em Sistema > Preferências > Som > Aba “Som” e desmarcar a caixa “Habilitar mixagem por software (ESD)“, seguido de uma reinicialização do sistema. No caso do KDE, é preciso que você desative temporariamente o Arts, pelo Kcontrol > Som & multimídia > Sistema de som > Habilitar sistema de som, ou melhor, você pode fechar todos os programas que usem a sua placa de som.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X
<