Lançado Chrome 4.0 ‘estável’ para Windows: 1500 extensões

Foi lançada ontem, pelo Google, a nova versão estável no navegador Google Chrome, que traz grandes novidades que o tornam um potencial concorrente do Internet Explorer e Firefox: extensões e sincronização online de favoritos. A nova versão do navegador foi anunciada no blog oficial do Google, que como de praxe, dá um resumo geral das novidades.

Em uma notícia passada, sobre a versão “beta” do Chrome 4.0, Marcos Elias já descreveu a sincronização de favoritos: “o principal recurso exibido é a sincronização de favoritos, que usa o mecanismo XMPP, o mesmo por trás do Google Talk. A sincronização ajuda a manter os mesmos favoritos sempre que você acessar o computador, seja no PC de trabalho, de casa, no notebook ou em outro local. (…) Basta clicar no menu “Sincronizar meus favoritos” no botão Ferramentas (aquele com ícone de chave de boca) e fazer login com sua conta Google. Para quem quer manter “total” privacidade sobre os endereços marcados como favoritos, não seria interessante usar esse recurso.”

Além disso, os usuários agora podem acessar a página das Extensões através do menu, tendo lá um resumo geral das extensões instaladas, e um link para a galeria de extensões do Chrome, algo como o addons.mozilla.org. Mas ao contrário do Firefox, o navegador pode instalar e desinstalar os complementos sem a necessidade de reiniciá-lo. Além disso, segundo o Google em seu repositório há mais de 1500 extensões. Veja o vídeo demonstrativo do Google:

Assim como no beta, o Chrome 4.0 possui muitas melhorias em desempenho, e o Google afirma que, usando o Dromeao DOM Core, da Mozilla, a nova versão é cerca de 42% mais rápido que a versão 3.x, e 400% que a primeira versão estável do Chrome.

O Chrome 4.0 para Windows pode ser baixado no site oficial, enquanto atuais usuários do navegador podem ir em “About Google Chrome”, ou “Sobre o Google Chrome”, e atualizar por lá. O pessoal que usa Mac OS X ou Linux terá de esperar mais, porque o sistema de sincronização de favoritos e das extensões ainda não atingiram a maturidade “estável” nestes SOs.

Anúncio oficial:

http://chrome.blogspot.com/2010/01/over-1500-new-features-for-…

Download:

https://www.google.com/chrome

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/18361

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X