AMD: Llano, o chip CPU+GPU, tem amostras já distribuídas

O processador Llano, de quatro núcleos e GPU integrada, pode chegar ao mercado mais cedo do que imaginávamos, afinal, quando a AMD revelou o seu cronograma para desktops e portáteis em novembro do ano passado, a chegada do Llano estava programada para meados de 2011. Mas durante a última conferência financeira oficial da AMD, o CEO Dirk Meyer forneceu informações mais específicas.

Meyer disse que a AMD planeja iniciar a produção em massa do Llano no segundo semestre deste ano, e que possuem exemplares internos dos projetos iniciais do Fusion. Desde esse marco, segundo Meyer, a AMD está aprendendo muito e todos estão felizes com os resultados. Ele ainda alega que a empresa já iniciou o envio de amostras a consumidores selecionados, com um dos dois designs da plataforma.

Talvez entre esses consumidores selecionados esteja a Apple, que segundo rumores estaria firmando parceria com a AMD, afinal o Llano parece ser um bom candidato a um futuro modelo de Mac. Mas deixando os rumores para lá, vale lembrar que o Llano terá quatro núcleos derivados do Phenom II, a 3 GHz, com 4 MB de cache L2, um processador gráfico e controlador de memória DDR3, todos no mesmo chip de 32 nm, que será fabricado pela GlobalFoundries via processo silicon-on-insulator. Levando em conta que a AMD revelou recentemente a tecnologia Turbo Core para os novos Phenom II de seis núcleos, não seria uma surpresa encontrar o mesmo recurso nos Llano.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X