Lançado OpenSUSE 11.3

Lançado OpenSUSE 11.3

Saiu o openSUSE 11.3, nova versão estável dessa famosa distro. Há integração com o serviço de armazenamento online Spider Oak, que fornece 2 GB grátis, Rosegarden para editar áudio, indexação melhor com o Tracker e atualizações no Firefox e Thunderbird.

O openSUSE está melhor ainda para netbooks, suporta o sistema de arquivos Btrfs e promete melhorias diversas com o kernel 2.6.34 e drivers atualizados. Há melhorias na capacidade de lidar com entrada de toque por telas, como em tablets, destacando o HP TouchSmart.

Além do Gnome, KDE e Xfce essa versão permite usar facilmente o LXDE, ambiente leve que vem conquistando cada vez mais espaço. O Gnome pode ser o 2.30.1 ou o futuro 3.0, uma versão preview que traz o Gnome Shell:

O KDE escolhido foi o 4.4.4, versão um pouco mais estável.

Para servidores e ambientes de desenvolvimento estão disponíveis os serviços Maria DB e MySQL Cluster, além do Conntrack para filtrar pacotes para o iptables. Há muitas ferramentas de programação que podem ser instaladas rapidamente também, especialmente as mais usadas no openSUSE Build Service.

Uma página de detalhes traz mais informações (com screenshots).

Download:

http://software.opensuse.org/113/en

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X