HP e Hynix se unem para produção em massa dos fabulosos memristors

HP e Hynix se unem para produção em massa dos fabulosos memristors

Embora muita gente conheça a HP por suas impressoras e computadores, a empresa conseguiu desenvolver uma nova tecnologia em memórias, que agora chega à produção em massa e consequentemente ao mercado. A empresa formou uma equipe com a Hynix para fabricar os resistores de memória, ou memristors para abreviar, que possui uma série de vantagens sobre as memórias flash atuais: “memristors requerem menos energia para funcionar, são mais rápidos do que as tecnologias de armazenamento do tipo SSD atuais e podem reter as informações mesmo quando estiverem desligados.”

A habilidade dos memristors reterem dados quando desligados não oferece somente um boot mais rápido, mas também a capacidade de desligar um sistema completamente, ao mesmo tempo mantendo o seu estado de trabalho, ao invés de entrar em um modo de espera onde ainda há alimentação de energia. Com fico em praticidade e eficiência energética, esse é certamente um avanço significativo.

Além disso, os memristors podem permitir capacidades surpreendentes: ano passado, foi reportado que um memristor de 1 cm² pode armazenar 100 Gigabits de dados, um aumento significativo se comparado aos 16 gigabits de um chip flash de tamanho similar. A HP faz marketing de sua ReRAM, baseada em memristor, como uma “mídia de armazenamento universal”, que pode funcionar tanto como para armazenamento de dados em massa quanto para memória do sistema.

Veja mais detalhes no anúncio à imprensa feito pela HP, e informações sobre o desenvolvimento da tecnologia podem ser encontradas no site HP Labs.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X